Fale conosco: (31) 3464-0765 ou 3412-5970

Rua Meyer, 102, Caiçara - Belo Horizonte Ver localização

Mar 11

A homeopatia conferindo brevidade à evolução clínica de cão com hepatite idiopática

A homeopatia conferindo brevidade à evolução clínica de cão com hepatite idiopática

Justificativa: Em casos em que há maiores riscos, a abreviação da evolução do quadro é de grande importância na manutenção da vida do paciente. A homeopatia, ao estimular a saúde, também o faz favorecendo a rapidez da recuperação, “…pelo caminho mais rápido, seguro e menos prejudicial”.

Objetivo: relatar a possibilidade de restabelecer a saúde de paciente crítico com maior brevidade mediante uso de medicação homeopática.

Método: cadela cocker, 10 anos de idade, com quadro de inapetência, emagrecimento, vômitos e diarréia há quatro dias. Perda de elasticidade da pele, fáscies triste, apatia e icterícia. ALT: 2.497 UI/L, FA: 2.560 UI/L. A paciente tem história de ataques convulsivos todas as vezes que sai de casa, o que motivou os proprietários a não autorizarem a internação. Diante disto, o caso foi conduzido em domicílio. O sintoma descrito foi considerado de alta hierarquia, tanto por ser bastante peculiar quanto pela intensidade e freqüência dos quadros convulsivos. O medicamento selecionado foi Calcarea carbonica 30CH, um glóbulo por dia, por sete dias.

Medicamentos alopáticos: Ursacol, soro oral, Hepatopharme, Zylium e ração Hepatic. A utilização destes deveu-se ao risco de morte e necessidade de resguardar o médico-veterinário na condução de tratamento em domicílio em caso com necessidade de internação.

Resultado: em menos de 24 horas, a paciente apresentou significativa melhora geral, o apetite retornou e vômitos cessaram. A icterícia já não era percebida a partir do sexto dia e houve ganho de peso. Mesmo com uso de outros recursos terapêuticos, atribuiu-se ao medicamento homeopático esta rapidez, já que houve melhora atípica em tratamentos convencionais de hepatite idiopática. A rapidez foi chamada de brevidade, por ter este termo maior amplitude de significados, indicando que o processo tornou-se mais breve e preciso e não simplesmente mais rápido. O termo engloba o significado de exatidão, sendo o que se espera com o uso de medicação homeopática. Após 11 dias do início do tratamento – ALT: 282 UI/L e FA: 544 UI/L. Após 33 dias – ALT: 101 UI/L e FA: 237 UI/L.

Conclusão: houve significativa brevidade no restabelecimento do quadro de hepatite idiopática em cão com uso de medicamento homeopático, no presente caso.

No comments yet.

Add a comment